Como vimos em nosso último artigo, a Mentoria tem como objetivo qualificar, desenvolver e transferir o conhecimento ao mentorado, ajudando-o a ser mais efetivo em sua função e/ou projetos.
Para isso, o Mentor deve construir uma relação de confiança, levando suporte, conteúdo, desafios e sugestões a esse profissional menos experiente nessa área de atuação.
Esse processo de Mentoria se dá através de conversas pontuais entre o mentor e o mentorado. Nessas conversas ocorre uma troca de informações e conhecimentos, das quais o mentorado se beneficia em prol de sua empresa.
O processo de mentoria é caracterizado por muitas perguntas do mentor que desafiarão o mentorado a definir o rumo de suas ações dentro de seus projetos e rotinas.
É importante ressaltar que o mentor não pode tomar decisões pelo mentorado. Como profissional mais experiente, cabe a ele dar conselhos e ajudar o mentorado a chegar às suas próprias conclusões.
O Processo de Mentoria
Podemos segmentar o processo de mentoria em três fases:
Definições Iniciais:
- Estabelecer objetivos;
- Explicar o processo de mentoria;
- Deixar claro papel do mentor;
- Definir o que é esperado do mentorado.
Sessões de Mentoria:
- Entender o cenário atual: qual é a situação;
- Estabelecer indicadores e metas;
- Explorar as opções de desenvolvimento;
- Compartilhar conceitos e experiências;
- Definir as ações;
- Suportar as ações.
Fechamento do Ciclo:
- Fazer uma reflexão sobre o último ciclo;
- Verificar os resultados;
- Identificar os próximos passos;
- Revisar e definir novos objetivos.
O tempo despendido para cada fase depende dos objetivos, necessidades e estilo de trabalho tanto do mentor quanto do mentorado.
Esse ciclo do processo de mentoria pode se repetir várias vezes. Com a definição de um novo objetivo, as Sessões de Mentoria voltam a acontecer com um novo foco, muitas vezes exigindo novas competências e conteúdos técnicos.
Com o acúmulo desses ciclos o mentorado se desenvolve, aprende novas competências comportamentais e técnicas, conseguindo um progresso e crescimento pessoal e profissional.
Por fim, o processo de mentoria também beneficia as empresas onde esses profissionais trabalham, pois é nelas que o mentorado aplica todas as competências que desenvolveu.