Em algum momento a sua empresa precisou ou precisará de uma consultoria. Existem empresas que casam bem com uma empresa de consultoria, ou consultor, e essas se tornam parceiras de negócio por muitos anos.
Nos últimos anos, vivemos a popularização do coaching. Em uma busca pelo termo “coach” no LinkedIn é possível encontrar mais de 1,7 milhões de resultados de pesquisa já que, apesar de existir divergências sobre o assunto, qualquer pessoa poder se certificar e atuar como coach.
No meio disso tudo temos as Mentorias. Os mentores vêm se popularizando com a necessidade renovação que nosso mercado de trabalho exigiu de seus funcionários nos últimos tempos.
Mas afinal, o que é consultoria, coaching e mentoria e qual é a principal diferença entre eles?
Consultoria
A atividade de consultoria é focada em empresas, atuando em suas estratégias e desdobramento, ou em seus processos e sua estrutura organizacional e a gestão dos mesmos.
As empresas de consultoria e consultores são especializados ou desenvolvem seu próprio método de trabalho que, em geral, identifica e levanta as necessidades do cliente por um processo de avaliação e diagnóstico e em seguida desenvolve soluções e recomenda ações que são executadas por meio de projetos e monitoramento de indicadores e metas.
Coaching
O coaching é um processo que ocorre no âmbito pessoal e profissional que busca o desenvolvimento de competências e habilidades para o alcance de resultados de alto desempenho.
O profissional de coaching, o Coach, utiliza métodos especializados para execução do seu trabalho e, através de questionamentos, ele busca extrair do cliente, o Coachee, o que deve ser feito e como motivá-lo a executar essas tarefas.
O trabalho do coach utiliza como base preceitos da Psicologia, Filosofia, Educação e Administração, para tratar pontos comportamentais através das próprias reflexões do coachee, aprofundando-se nas atitudes necessárias para melhorar seus resultados.
No entanto, é importante ressaltar que o sucesso da implementação deste trabalho depende do comprometimento exclusivo do cliente.
Mentoria
A mentoria se dá pela orientação de um profissional mais experiente, o Mentor, à um profissional menos experiente, o mentorado.
O mentor trabalha com questionamentos e sugestões sobre o tema para o qual foi contratado, buscando adaptar os seus conhecimentos e experiências à realidade do mentorado, fazendo com que ele desenvolva seus próprios aprendizados e soluções.
A parceria, prática e troca de informações, permite que o mentorado comece a andar por si só, desenvolvendo ou construindo melhor seus projetos ou carreira.
Essas três modalidades de desenvolvimento podem trabalhar em conjunto, se necessário, mas seus objetivos, foco, ciclo, conteúdo e modo de atuação diferem.
É claro que, principalmente, o modo de atuação, pode oscilar. Um Mentor atua hora no modo consultor, hora no modo coach. O que também acontece com o Consultor que pode trabalhar no modo mentor e modo coach dependendo da situação.
Mas o que difere bem os três são seus objetivos. Enquanto uma consultoria tem por objetivo o desenvolvimento do negócio e tudo que o cerca, o coach mira no desenvolvimento da pessoa explorando as competências e habilidades necessárias para atingir seus objetivos pessoais, sejam eles de vida ou profissional.
A Mentoria, apesar de sua atuação ser centrada nas pessoas, mira um desenvolvimento pessoal e profissional em prol da organização, trazendo um conteúdo técnico e os comportamentos necessários para fazê-lo funcionar.